Sorvetes que vão deixar o verão mais brasileiro
Pitanga, araticum e outras frutas prometem refrescar o calor durante a estação
Após uma extensa pesquisa, a sorveteira Rita Medeiros chegou ao livro Sorbets e sorvetes: uma festa de frutas brasileiras, lançado este ano pela editora Terceiro Nome. Em sua sorveteria, em Brasília, a Sorbê, a autora desenvolve os mais diferentes gelados e foca na diversidade de produtos brasileiros para fazer suas experiências. Cagaitas,barus, jenipapos, macaúbas, açaís, cupuaçus desfilam pelo lugar e despertam a atenção e o paladar dos clientes.
O livro de Rita apresenta várias receitas, mas também mostra a exuberância das matas brasileiras e desbrava oCerrado e a Caatinga em busca de frutos ainda pouco conhecidos. Informações científicas e curiosidades também estão na publicação. Para dar um gostinho, selecionamos três receitas irresistíveis que vão deixar o verão mais prazeroso.
RECEITA BÁSICA PARA SORBETS E SORVETES
Ingredientes para sorvete
1 litro de leite
2 xícaras de açúcar refinado
2 xícaras de creme de leite
Castanhas, doce de leite ou polpas concentradas de frutas (escolha a polpa que desejar)
Ingredientes para sorbet
1 litro de suco de fruta batido com água
1 xícara de açúcar refinado
Como preparar
Cada fruta tem sua particularidade, mas o modo básico de produzir sorvetes e sorbets não muda. Comece batendo o açúcar com o líquido escolhido (suco ou leite e creme) no liquidificador por alguns minutos. Depois, despeje a mistura numa tigela, misture castanhas, pedaços de frutas ou outros ingredientes e leve tudo ao freezer por cerca de 40 minutos. Em seguida, bata a mistura na batedeira por cerca de 4 minutos e leve a mistura de volta ao freezer, por outros 40 minutos. Repita a operação, lembrando que quanto mais vezes a massa for do freezer à batedeira e da batedeira ao freezer, melhor. Por cima do sorvete ou do sorbet é ótimo colocar castanhas picadas, caldas, frutas em calda ou pedaços de chocolate.
DICAS
Sorvete ou sorbet, ambos são muito fáceis de fazer. Uma dica importante: seja qual for a mistura escolhida, quanto mais vezes ela for do freezer à batedeira e da batedeira ao freezer, mais ar será incorporado, e quanto mais aerada a massa, melhor. Outra dica importante é que, quanto mais forte o suco, mais sabor ele irá introduzir na receita, ou seja, dose a quantidade de suco em relação à quantidade de água de acordo com o sabor mais ou menos marcante que você deseja.
Sorvete de araticum (Foto: Divulgação/Terceiro Nome)
SORVETE DE ARATICUM
Ingredientes
3 litros de leite integral
1 colher de sobremesa de emulsificante
1 quilo de açúcar
600 gramas de polpa de araticum
1 pitada de sal
Cravo a gosto
Como preparar
Deixe o leite ferver durante mais ou menos 1 hora em fogo baixo junto com o açúcar, o sal e o cravo. Acrescente então a polpa de araticum. Espere engrossar um pouco e retire do fogo. Para transformar esta receita em sorvete, basta acrescentar mais 1 litro de leite a 400 gramas do doce. Bata bem no liquidificador para dissolver quaisquer grumos. Transfira a combinação para uma batedeira. Adicione uma colher de sobremesa de emulsificante. Bata por pelo menos 10 minutos. Leve ao freezer por 40 minutos. Retire e volte a bater na batedeira por mais 10 minutos. Leve ao freezer por duas horas em uma tigela, envolta em filme plástico. Retire e sirva.
Sorvete de pitanga (Foto: Divulgação/Terceiro Nome)
SORBET DE PITANGA
Ingredientes
1 quilo de pitangas maduras
400 gramas de açúcar
1/2 litro de água
Como preparar
Passe as pitangas por um processador para retirar os caroços. Misture a água com o açúcar e leve ao fogo até que derreta totalmente. Deixe esfriar. Em seguida, adicione as pitangas, mexendo bem por um minuto. Leve ao freezer por 40 minutos. Retire. Transfira para uma tigela e use a batedeira por 10 minutos. Leve ao freezer novamente e repita a operação de congelar e bater a mistura por pelo menos três vezes ou até quando achar que a massa do sorbet ganhou ar suficiente. Deixe então no refrigerador até a hora de servir. Embora dê um pouco de trabalho, é muito melhor retirar as sementes uma a uma, na mão. Assim, o aproveitamento da fruta é maior.
Fonte: Revista Globo rural
0 comentários:
Postar um comentário